HQ: Batman & Tartarugas Ninjas

Santa tartaruga Batman!

A DC Comics e IDW se uniram e no final de 2015 lançaram um crossover entre Batman e Tartarugas Ninja. Será que a arrogância do Batman estragou o crossover?


 Este crossover trata das versões dos quadrinhos de ambas as editoras e começa com um ataque do Clã do Pé a uma empresa e logo as tartarugas são apresentadas além de mostrar uma investigação em andamento do... Batman! Sim, estamos em Gotham City e não direi sobre como elas chegaram lá para não estragar a surpresa.


Como todo crossover temos o embate entre os personagens e vemos um Batman arrogante, que prefere lutar sem ao menos tentar entender o que está acontecendo e este é, sem dúvidas, um dos pontos fracos da história onde esse comportamento do Batman deixa a história travada e prejudica as primeiras edições.

Turtle Power!

Ocorrem dois embates entre as tartarugas e o Batman, no primeiro a vantagem é do Batman que estava preparado e a segunda bem mais equilibrada e em ambas foi necessária a interferência de Splinter. De fato, o papel fundamental do Splinter na trama é resolver as pontas soltas, sendo ensinando ou explicando ao Batman o que deve ser feito. Aliás, ver o Splinter dando dicas de luta ao Batman é uma das coisas mais legais deste crossover.

Quem nunca ficou na bad na chuva?

A história é recheada de referências tanto ao universo do Batman quanto ao das Tartarugas e uma das melhores é vista na imagem acima, porém a história se perde em alguns momentos ao jogar muitos personagens do Arkham e não se aproveitar da maioria deles. A sensação que fica é que o autor tentou jogar o máximo de informação do universo do Batman, visto que a trama toda ocorre em Gotham mas errou no mal aproveitamento disso.

Cowabunga!

Esse ponto negativo se estende ao universo das tartarugas onde Casey Jones é inserido na trama em uma entrada triunfal e depois é completamente esquecido e mal aproveitado. Outro exemplo em que ocorre isto é com Damian Wayne, o personagem entra na história sem propósito algum e não contribui significantemente com nada, ao menos o personagem não atrapalha a história como é de seu costume.


Discutido sobre o lado dos heróis vamos falar sobre os vilões, o grande vilão é o Destruidor e seu Clã do Pé e se mostra uma grande ameaça, é interessante ver o Destruidor fazer alianças com vilões do Batman e isso mostra o quanto o Destruidor é um vilão com piores intenções e que se impõe como líder mesmo num ambiente novo para ele.


Um lado negativo é a arte inconstante, as vezes funciona mas em outras se torna ruim e te tira um pouco da história. Aliás, quem teve a ideia desse design de uniforme para o Batman merece um prêmio de mal gosto.

Uniforme mais feio que as tartarugas do Bay

 Ao final da história vemos uma mudança de tom, que durante a maior parte do tempo possuí um teor sério e com consequências reais porém a conclusão se torna leve e descompromissada, porém isso não atrapalhou minha experiência.

Quem gosta de trocadilhos?

No fim, a conclusão é satisfatória e vemos um amadurecimento do Batman e sua conexão com Raphael, o que é bem interessante visto que são personagens de personalidades bem parecidas. O crossover possui alguns problemas mas se torna uma leitura despretensiosa e bem divertida.


Já foi anunciado a continuação dessa história e tivemos também um crossover entre suas versões animadas que logo terá review por aqui.


E então, qual seu personagem favorito? Qual sua tartaruga favorita?

Até a próxima!

See you soon!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog