Os 25 anos de O Máskara
Que demais!
Em 1994 foi lançado O Máskara, um sucesso absoluto que rendeu alguns produtos derivados, será que mesmo após 25 anos o filme continua tão bom assim?
O Máskara foi baseado em um personagem homônimo de quadrinhos da Dark Horse que começou a ser desenvolvido no inicio dos anos 80. Os quadrinhos são sombrios, violentos e recheados de humor negro, o que é um charme porém o filme ameniza isso e deixa Jim Carrey solto no personagem. Mesmo sendo baseado em quadrinhos, Jim Carrey que definiu o personagem e deu fama, os quadrinhos não eram tão conhecidos (e ainda não são) e o filme que alavancou sua popularidade.
O filme possui diversas mudanças quando comparado aos quadrinhos, desde o tom até a própria máscara em si. No filme a máscara tem origem viking, nos quadrinhos é uma máscara vudu. Além da origem, a aparência é diferente: na HQ ela possui formato de um rosto humano, com olhos, nariz, boca e é feita de pedaços de jade.
Comparativo entre quadrinhos e filme |
Os quadrinhos ganharam notoriedade com o filme porém nunca foram muito a frente, seja com grandes histórias ou com grandes arcos. A HQ acompanhou vários usuários da máscara porém a qualidade das histórias oscilou muito e mesmo a violência extrema e humor negro não salvam muita coisa e no fim se tornam apenas histórias divertidas e vazias. A reformulação de 2014 trouxe um tom infantil e bobo, com foco infantil e mesmo assim não conseguiu ir em frente.
O filme fez um sucesso absurdo de publico e critica, gerando uma série animada com três temporadas e rendeu reformulações nos quadrinhos (para deixar mais parecido com o filme). Além de alguns crossovers nos quadrinhos como Lobo vs O Máskara, Coringa/Máskara que divertem e são insanos.
Lobo vs O Máskara |
O filme acompanha a vida de Stanley Ipkiss, um pacato cidadão de Edge City que vive com seu cachorro Milo numa vida tediosa como funcionário de um banco e um fracassado com mulheres até que tudo muda quando encontra uma máscara que concede poderes a quem a usa, a máscara aflora os desejos mais íntimos do usuário, sejam eles bons ou ruins.
Com a máscara a vida de Stanley muda drasticamente, seja roubando um banco, se vingando de mecânicos vigaristas ou se envolvendo com Tina Carlyle (Cameron Diaz). Cameron Diaz faz aqui sua estreia no cinema de forma encantadora e convincente mas o grande destaque mesmo vai para Jim Carrey que é ótimo no humor físico, sarcástico e até mesmo bobo.
Jim Carrey brilha não só como Stanley mas também como Máskara, um personagem incrível, divertido, absurdo, engraçado, insano e icônico. Podemos dizer que 1994 foi o ano do Jim Carrey, ele protagonizou três das grandes comédias dos anos 90, O Máskara, Debi & Lóide e Ace Ventura, o que o consolidou como grande astro e ator.
Um outro destaque vai para o vilão do filme, Dorian (interpretado por Peter Greene) que funciona bem como ameaça e é bem parecido com Big Head (como O Máskara é conhecido nos quadrinhos), um personagem frio, sombrio, violento e cruel.
O Máskara é um ótimo filme, divertido, engraçado, cativante e inspirador. Esse filme definiu os anos 90 e marcou uma geração, sua série animada derivada foi uma prova viva da importância que conquistou. É uma pena que Jim Carrey não retornou para a sequência e o resultado foi... imperdoável, O Filho do Máskara é péssimo, horrível e é consagrado como uma das piores continuações de todos os tempos.
Pior continuação de todos os tempos! |
Mesmo após 25 anos, O Máskara ainda é um grande clássico e ótimo filme, seus efeitos e enredo ainda são bons e possui ótimas cenas que ficarão marcadas na memória por mais longos anos. Quem sabe ele não continue icônico por mais 25 anos?
Gosta do filme? Deixe sua opinião nos comentários.
Conhece os quadrinhos do Máskara?
Até a próxima!
See you soon!
Vi em ótima companhia, numa tela pequena e com muita pipoca...
ResponderExcluir