IT: Capítulo 2 (2019)

Vai flutuar também!
 
  Após dois anos de espera finalmente a continuação de IT está entre nós, mas será que é tão bom quanto esperamos?


Sem spoilers!!

   Situado 27 anos após os eventos do primeiro filme (IT: A Coisa), IT: Capítulo 2 nos traz o Clube dos Otários (Losers Club) de volta a Derry após o retorno de Pennywise (Bill Skarsgård). O que pode ser visto no trailer:


   Falar sobre este filme é impossível sem citar seu antecessor, ambos são baseados em um livro do aclamado Stephen King. King não é um desconhecido no mundo do terror: seus livros possuem várias adaptações para filmes e séries. Até mesmo IT não é uma adaptação nova, em 1990 tivemos uma adaptação televisiva do livro que contou com Tim Curry no papel do Pennywise. Esta adaptação foi suficiente para lançar Pennywise como ícone do horror.

   Em 2017 foi lançado IT: A Coisa a primeira parte de uma nova adaptação do famoso livro e agradou tanto público quanto crítica, nos apresentando o primeiro confronto do clube dos otários com o famigerado palhaço Pennywise.


   Enquanto o primeiro filme era um suspense doce, focado na infância e amadurecimento do grupo, esse segundo se permite ousar e mesclar vários estilos que funcionam bem em conjunto. Um humor afiado junto do clima de suspense aterrorizador trazem o charme da produção.

  Um dos trunfos do filme é ser diferente do primeiro, ele não tenta emular e repetir mas aposta na inovação e surpreende muito. Com o primeiro filme servindo com introdução para este universo, o Capítulo 2 abraça o irreal e incita no espectador a suspensão de descrença em várias das questões abordadas. 


   O filme mescla um roteiro interessante com vários artifícios visuais, seja para relembrar o espectador, conduzir a trama ou para desenvolver os personagens. Uma ideia interessante pois muitos detalhes são apenas visuais e podem ser perdidos por um espectador distraído.

  O clima do filme se divide bem com humor, terror, suspense e até mesmo pitadas de aventura. Um dos pontos mais surpreendentes do longa é sem dúvidas o humor, que mesmo com o clima assustador possui momentos hilários, o que se deve muito ao elenco.


   O elenco é um dos maiores acertos do filme, se o elenco mirim já era ótimo, os adultos são incríveis e cativantes. É notório como as versões adultas se parecem com as crianças e como elas possuem atuações alinhadas. Todos os principais personagens estão ótimos: Beverly (Jessica Chastain/Sophia Lillis), Bill (James McAvoy/Jaeden Martell), Richie (Bill Hader/Finn Wolfhard), Mike (Isaiah Mustafa/Chosen Jacobs), Ben (Jay Ryan/Jeremy Ray Taylor), Eddie (James Ransone/Jack Dylan Grazer), Stanley (Andy Bean/Wyatt Oleff) e Pennywise (Bill Skarsgård).

  Bill Skarsgård novamente se mostra um excelente ator, se no primeiro filme ele surpreende, nesse ele se mostra incrível e bizarro.


   O primeiro filme possuía bons sustos e era bastante gore e esse não perde a mão, o gore é elevado em níveis extremos reunidos com um clima assustador e mostra bons artifícios para sustos, seja com efeitos práticos ou computação gráfica.

   A trilha sonora funciona bem e dita bem o clima das cenas, com algumas exceções que acaba por definir as cenas de susto e tenta potencializar elas. A edição do filme é outro bom acerto, a mesclagem entre diferentes tempos cronológicos funciona bem e dá dinamismo na narrativa, nunca a deixando monótona.

  O filme também se permite agradar os fãs de Stephen King, com inúmeras referências, algumas bem sutis outras bem escrachadas. 

Gore

  Um ponto negativo se mostra na duração do filme, suas quase 3 horas não chegam a cansar mas fica nítido o excesso, que nem mesmo a boa edição consegue camuflar. O filme também mostra vícios e clichês narrativos comuns a filmes grandes, que tentam abranger todos os tipos de público mas podem incomodar uma parcela de fãs.

   Outro problema se revela em algumas cenas noturnas, o filme se torna escuro demais e prejudica um pouco a imersão, o que pode ser um problema da sala de cinema que assisti mas que mesmo assim gera desconforto.


   É muito bom ver o terror voltar ao mainstream e IT: Capítulo 2 é uma prova que estamos no caminho certo, mesmo com alguns problemas é um ótimo filme que merece ser assistido e apreciado. Se você tem medo de palhaços a experiência se torna ainda mais divertida.


Tem medo de palhaços? Deixe sua opinião nos comentários.

Gosta do primeiro filme?


Até a próxima!

See you soon!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog