Crise nas Infinitas Terras (Crisis on Infinite Earths) - Arrowverse
You have failed this universe!
O tão esperado crossover da CW que promete ser épico chegou, mas será que conseguiu superar as expectativas? Será que é bom?
Sem Spoilers!
Trabalhada extensamente na oitava temporada de Arrow e na sexta de Flash, a Crise antecipava o até então inevitável: Arqueiro Verde e Flash devem morrer para o multiverso sobreviver a Crise, o que deveria funcionar como o principal gatilho emocional do crossover.
O crossover tem cinco partes sendo: Supergirl 5ª temporada episódio 9, Batwoman 1ª temporada episódio 9, Flash 6ª temporada episódio 9, Arrow 8ª temporada episódio 9 e Legends of Tomorrow 5ª temporada episódio 1.
A Crise começa de forma tímida e introdutória, apresentando as peças importantes e deixa claro que o Arrowverse é a parte mais importante do multiverso, onde é sentido que fora as referências o multiverso não será tão importante assim.
E assim se revela um dos problemas do crossover: o multiverso que foi tão esperado não é bem aproveitado, a maioria das participações especiais são vazias e não contribuem com nada significante. É claro que é ótimo ver participações e referências de outras séries e filmes porém quando se pensa melhor vem o gostinho de que poderia ser muito melhor.
O que não é de todo negativo, algumas participações são ótimas, fazem sentido no contexto e funcionam bem, como é o caso do Superman de Brandon Routh e outras que não contarei para não estragar a surpresa.
Outro ponto negativo se mostra no núcleo da Supergirl, todo seu núcleo mostra o pior do Arrowverse: atuações pífias, roteiro péssimo, péssimos personagens, drama totalmente inchado que incomoda e decisões narrativas que não levam a lugar nenhum e tiram tempo de tela importante. Mesmo algumas decisões levarem a boas participações e referências, no contexto geral peca em vários aspectos.
Falando em Supergirl o maior problema narrativo do crossover é Lex Luthor, a todo momento ele é forçado narrativamente goela abaixo num roteiro preguiçoso e infantil em diversos momentos. Lex Luthor é tão forçado no crossover que chega a incomodar e fica a impressão de que como conseguiram usá-lo no Arrowverse querem mostrar ele o tempo todo, como um troféu. Em determinado momento tiram de cena um personagem incrível para forçar Lex no lugar dele, o que chega a ser risível.
Continuando em pontos negativos, Batwoman continua um problema, se já era um problema no crossover passado nesse se mostra pior ainda, sua tentativa de agir como badass é ridícula e mostra um banho de péssima atuação, até mesmo a dinâmica Batwoman/Supergirl se perde devido a péssima atuação, o que é realmente uma pena. Aliás, a Batwoman em sua série solo age totalmente diferente do crossover, o que gera alguns furos temporais e narrativos.
O roteiro é sem dúvida o ponto mais baixo da Crise, possuindo vários problemas como furos descarados que uma simples revisão de bom senso resolveria. Ele até tem bons momentos quando entrega boas surpresas e saídas narrativas inteligentes mas no geral é bem fraco. O roteiro fraco aliado com a clara falta de verba deixam um gosto amargo de que muita coisa poderia ter sido melhor trabalhada. Aliás, o tom da Crise é inconsistente, em diversos momentos o tom é tão alegre e com piadinhas que não é sentido o perigo real do fim do multiverso, em outros é tão sério que passa do limite e vira um dramalhão aleatório.
Citei muitos pontos negativos, não é mesmo? Mas a Crise tem bons pontos positivos também, Oliver Queen é uma grata surpresa, ele se torna um personagem indispensável na iminente morte de todo o multiverso. O Arqueiro Verde é a peça mais importante que a Crise estabelece, o que é justo afinal foi ele que iniciou todo esse universo, Oliver mostra novas facetas aliadas com boas surpresas e uma atuação competente. O que foi ótimo e mostrou que o personagem realmente cresceu em todos esses anos, o que é surpreendente comparado a estrutura CW de séries.
Outro ponto importante da Crise é Barry Allen, o Flash se consolida como grande herói e mostra uma atuação rica, além de ser a ponte para o futuro das séries. O futuro desse universo é realmente a maior surpresa e o maior potencial que a Crise revelou, onde o futuro pode ser incrível se bem aproveitado. Mesmo que a estrutura desse universo seja resetar todos os personagens no início de temporada, a impressão que fica é que dessa vez finalmente teremos mudanças reais.
Outro personagem que funciona bem e tem uma atuação que se destaca bastante dos demais é Raio Negro, mesmo com uma pequena participação é sentido o quanto esse personagem é imponente e eleva os atores que contracenam com ele.
Enfim, a tão esperada Crise nas Infinitas Terras chegou e mesmo com muitos problemas ainda funciona para o Arrowverse e se mostra emocionante, com boas surpresas e com um final digno para Arrow, mostrando que realmente Oliver Queen cresceu e se tornou um herói que vale a pena seguir. Os acontecimentos de forma geral funcionam bem e abrem um sorriso nos fãs em diversos momentos, além de mostrar que o futuro deste universo pode ser incrível.
Mas é você, gostou de Crise nas Infinitas Terras? Deixe sua opinião nos comentários.
Qual seu momento favorito?
Até a próxima!
See you soon!
Bom dia! Estou ansioso para assistir este evento; gostei dos pós e contras que abordou neste post. Esperamos que os eventos pos CRISE no Arrowverse possa trabalhar melhor a trajetória do personagem. Sucessos!
ResponderExcluirEstou em:https://divulgak.blogspot.com/?m=1