Assistindo Dragon Ball Kai com meu pai

Kame-ha-me-haaaaa

     Dragon Ball é uma série animada japonesa que fez um sucesso absurdo e está gravado na memória de uma geração e definitivamente me marcou, com certeza já ouviram falar mas após tantos anos continua bom? Ainda é uma boa experiência?


Vem comigo que te conto tudo sobre.
 

     Hoje o texto é um pouco diferente pois envolve toda uma experiência, um pouco mais de contexto: meu pai fez uma cirurgia e ficou um bom tempo de atestado e como o repouso era obrigatório nos aventuramos em assistir muitas coisas, muitos filmes e algumas séries. No Warner Channel Dragon Ball Kai estava sendo exibido e sempre assistíamos os episódios mas acabamos perdendo alguns e meu pai pediu pra assistirmos desde o começo e assim começamos.

     Toda essa experiência foi incrível e ver a visão do meu pai dos acontecimentos mudou muito minha perspectiva, sem mais delongas, vamos para nossa opinião sobre cada saga da série animada.

 

Saga Saiyajin

      A primeira saga começa muito bem apresentando novos conceitos e personagens deixando a história mais rica e cheia de detalhes. Os conceitos de Goku ser alienígena e de uma raça guerreira contribuem bastante a narrativa e criam novos planos de fundo para o futuro da franquia. Uma saga pequena mas bastante coesa e concisa onde tudo ocorre de forma rápida e sem muita enrolação. Um ótimo começo para os guerreiros Z.

 

Saga Freeza

     A segunda saga começa muito bem expandindo ainda mais o universo da franquia, com viagens entre planetas e outras raças alienígenas porém já começa a se notar alguns problemas narrativos e estruturais como certos vícios e repetições desnecessárias. A saga tem ótimas surpresas e boas introduções de personagens mas segue a mesma fórmula do arco antecessor e isso acaba prejudicando, se a saga saiyajin era rápida e não percebíamos aqui já se nota e muito as repetições de situação deixando o anime um pouco chato e até mesmo entediante.

     Mas ainda tem ótimas surpresas como o lendário super saiyajin (que na época era lendário) que e é uma transformação impactante seguida de uma luta de tirar o fôlego entre Goku e Freeza. Uma boa segunda saga que se não fosse a fórmula repetitiva característica seria uma das melhores.

 

Saga dos Androides

     Tal arco já começa com um encerramento da história de Freeza e algumas pontas soltas deixadas anteriormente além de expandir a mitologia desse universo com ótimos conceitos como viagem no tempo e abrindo espaço para a próxima ameaça. A viagem no tempo aqui é um grande acerto, com uma abordagem interessante e diferente do usual e mostrando como pequenas interações já mudam o curso da história.

     Resgatando vilões antigos da franquia e apresentando novos é um refresco para a história onde temos vilões tridimensionais, que sentem, tem propósito e não querem só destruir ou dominar o universo. Outro bom destaque vai para Vegeta que finalmente começa a ser desenvolvido de verdade. Mesmo que pareça que o arco dos androides só sirva de ponte para a próxima saga ainda assim funciona muito bem e vai além disso.


Saga Cell

     Temos aqui minha saga favorita que mostra o melhor de dragon ball: boas lutas, boa história, bom desenvolvimento de personagens além de demonstrar maturidade e ser fiel ao que foi mostrado antes. Temos aqui também a confirmação de que Gohan é o melhor personagem desse universo e sendo o verdadeiro protagonista desse arco.

     Além de Gohan vemos Vegeta sendo mais desenvolvido e de maneira bem satisfatória, onde ele evolui e mesmo com o orgulho quebrado ele admite os erros e se desculpa por eles. Outro destaque vai para a batalha final: Gohan vs Cell é a melhor batalha do anime.

 

Saga Majin Boo

     A última saga do anime é a que demonstra a maior dicotomia: começa ótima mas se perde muito no final e tem uma conclusão bem aquém do esperado. Gohan começa como o protagonista do arco e é uma escolha muito acertada onde todo esse início é extremamente divertido e seu tom casa muito bem com a narrativa.

     A escolha de Gohan como protagonista abre o leque para outros personagens brilharem como Goten e Trunks, o que é ótimo e traz um bom frescor para a animação porém em determinado momento da saga simplesmente jogam tudo no lixo e empurram Goku goela abaixo em decisões que não fazem sentido narrativamente e nem mesmo com o que foi apresentado antes.

    Tal momento traz os piores vícios da animação, como: batalhas sem sentido, os níveis de poder dos personagens passa a ser aleatório e desrespeitando tudo que foi mostrado antes além de decisões pouco inspiradas que travam a trama e deixam um amargo na boca.

     Vegeta aqui se mostra muito oscilante, no meio da saga parecia perdido e sambando na trama de forma aleatória e sendo desconstruindo mas no fim se encontra e mostra o quanto seu personagem mudou e como seu desenvolvimento foi bem executado e sendo cravado como um dos melhores personagens.

      O fim do arco do Majin Boo mostra um salto temporal de 10 anos e é um desfecho satisfatório, com os tempos de paz e como os personagens seguiram suas vidas porém Goku aqui toma decisões aleatórias que não fazem tanto sentido pelo que foi apresentado de seu personagem anteriormente.

 


     Esta foi um pouco da minha visão e de meu pai sobre esse anime clássico, que mesmo com alguns problemas narrativos e em alguns momentos o roteiro se simplificar ao ponto de ser apenas desculpas para se ter lutas, ainda assim foi uma ótima experiência pra gente e que talvez começaremos Dragon Ball Super mas aí é assunto para outro texto e que envolve outros personagens agindo de forma bizarra.    


 

  Mas e aí, já assistiram Dragon Ball? Gostam? 

  Quais suas sagas favoritas? Em ordem as minhas são: Cell, Androides, Saiyajin, Freeza, Majin Boo.

 

  Qual versão de Dragon Ball preferem? Z? Kai? GT? Super? Deixe sua opinião nos comentários.

 

  Desejam mais conteúdo de dragon ball e animes? Também aceito indicações.

 

 

Até a próxima!

 

See you soon!

Comentários

  1. Me lembro apenas de assistir a saga Majin Boo, mas depois de ler sua crítica fiquei animada para assistir tudo desde o começo! 😁❤️

    ResponderExcluir
  2. Eu vou ser muito honesto, não sou fã de Dragon Ball Z, nunca foi minha praia mas o texto está muito bem escrito, você Marcelo tem uma escrita elegante e bem amarrada. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Temporada do Horror: 13 Ícones do Terror