Temporada do Horror || Sexta-Feira 13: Filmes infantis com elementos de terror

"Ei, crianças, venham ver! Algo estranho vai acontecer e quem nos acompanhar com certeza vai se assustar!"

 

          E aí seres humanoides, como vocês estão? Aproveitando a Temporada do Horror? Sentiram falta dos meus textos de terror? Provavelmente não (hahaha) mas cá estou eu pra continuarmos nossa tradição de outubro. 

          Vamos falar de filmes infantis com elementos de terror? Vamos introduzir esse vasto e divertido mundo para as crianças? 

Vamos nessa!

          Antes de começarmos, hoje o blog faz exatos 6 anos de existência e estou tão feliz com o apoio de vocês, mesmo não estando tão ativo por aqui alcançamos mais de 15 mil visualizações! Caramba, eu não imaginava que falar do que eu amo teria tanto alcance e devo isso tudo a vocês. 

          E como um ciclo curioso estamos em uma sexta-feira 13 assim como o dia em que foi criado e postado o primeiro texto, surreal como o número 13 se tornou simbólico para mim... Mas vamos ao que interessa, engulam seus medos e embarquem comigo nessa jornada sem spoilers!

 

A Família Addams (2019)


          Já iremos começar com um filme animado que apresenta uma nova versão dessa família tão clássica e icônica. A Família Addams de 2019 é extremamente divertido e com um carisma irresistível que a torna uma ótima pedida pra se apresentar o tema para crianças, não é assustador e traz boas lições sobre o diferente e as individualidades de cada um.  

 

 Gremlins (1984)


          Um bichinho fofinho pode se tornar assustador? Essa é a premissa de Gremlins, um clássico de 1984 onde somos apresentados a um Mogwai, uma criatura fofa e peluda que não devemos nunca quebrar suas três regras: não o deixar ter contato com água e com luzes fortes além de não o alimentar após a meia-noite. Dê uma chance e se divirta com o melhor dos anos 80.

 

Coraline e o Mundo Secreto (2009)


          Uma garota de 11 anos vasculhando sua casa nova descobre uma passagem para um mundo paralelo onde tudo parece melhor mas será que é realmente melhor? Coraline e o Mundo Secreto é uma animação incrível em stop motion que agrada qualquer idade, dirigido pelo ótimo Henry Selick (vamos falar mais dele ao longo da lista) e baseado num livro de Neil Gaiman, um renomado autor britânico e um dos maiores escritores de nossa geração.

 

Gasparzinho, o Fantasminha Camarada (1995)


          Um de meus filmes favoritos na infância, Gasparzinho é extremamente divertido e cativante, uma aventura gostosa de se acompanhar e é divertido ver a contradição de um fantasma ser amigável e só querer uma companhia para brincar. Um filme que não assusta e o único elemento de terror presente são os fantasmas.


Frankenweenie (2012)


          Mais um filme de stop motion na lista? Já devem ter percebido que adoro essa técnica de animação e Frankenweenie é um bom exemplo de obra divertida e agrada crianças principalmente com a bela amizade de crianças e cachorros sendo retratada. Dirigido por Tim Burton, é uma boa pedida para uma noite de sábado com muita pipoca.

 

Convenção das Bruxas (1990)


          Luke se hospeda em um hotel inglês com sua vó e descobre que o local é palco de uma convenção de bruxas que planejam transformar crianças em ratos. Uma premissa simples que encanta e assusta com o melhor dos efeitos práticos dos anos 90, tal filme pode ser assustador para crianças muito novas pois contém cenas estranhas e até mesmo nojentas mas recomendo bastante para crianças mais velhas entrando na adolescência. 

 

A Casa Monstro (2006)


          Três crianças estão convencidas que uma casa está viva e é perigosa mas quando ninguém acredita elas decidem investigar e achar uma forma de a destruir. Mais uma animação engraçada e com algumas cenas tensas que se mostra uma ótima indicação para crianças, elementos de terror leves são introduzidos juntos de uma aventura bem engraçada e investigativa.  


Ernest: O Bobo e a Fera (1991)


          Ernest acidentalmente liberta Trantor, uma criatura demoníaca que estava presa há 200 anos e assim damos início a essa comédia de terror extremamente apaixonante e que marcou muito minha infância. Mesmo sendo um filme leve e engraçado não se engane: ele pode te assustar mais do que imagina, assista com crianças mais velhas e se entretenham com a nojeira e bizarrice que os efeitos práticos podem te oferecer. Vocês não imaginam o quanto eu revi esse filme quando criança e o quanto uma cena me assustou por anos...

 

A Noiva-Cadáver (2005)


          Mais um filme animado em stop motion dirigido por Tim Burton? Temos! A Noiva-Cadáver segue Victor que acidentalmente acaba sendo levado ao mundo dos mortos por Emily, uma noiva que foi morta após fugir com seu amor que está convencida que foi pedida em casamento por Victor. Se divirtam com essa obra e adentrem nesse lindo mundo.


Abracadabra (1993)


          Max explorando uma casa abandonada liberta, sem querer, três bruxas más que desejam se tornar imortais e assim temos um dos filmes mais divertidos de bruxas e com cenas bem engraçadas além de uma cena musical que marcou época. Uma continuação foi lançada em 2022.


O Estranho Mundo de Jack (1993)


          Jack Esqueleto, o rei do horror, se sente entediado de fazer o Halloween ser cada vez mais assustador todos os anos e acaba descobrindo a Cidade do Natal e sem entender a magia natalina acaba distorcendo e transformando o Natal em algo assustador. O Estranho Mundo de Jack é um de meus filmes favoritos da vida e o revi inúmeras vezes, ele é meu filme conforto e sempre que me sinto pra baixo reassisto e fico cantarolando as ótimas músicas. 

          Um filme que mostra como o terror pode se tornar divertido e encanta todas as idades além de ser dirigido por Henry Selick em stop motion e sim, eu poderia ficar horas falando de stop motion e fazer várias listas só desse tema.

 

A Pequena Loja dos Horrores (1986)


          Um filme indicado ao Oscar por seus ótimos efeitos visuais e músicas incríveis é um clássico incontestável que acompanha uma loja recebendo fama imensa ao ter uma planta muito exótica que vamos descobrindo ser mais macabra que o imaginado... Indicação não tanto para crianças mas para adolescentes mais maduros e jovens adultos que buscam conhecer o quanto os anos 80 foram importantes para o terror e a superioridade de efeitos práticos bem aplicados. 

 

Scooby-Doo na Ilha dos Zumbis (1998)


          O melhor filme de Scooby-Doo não poderia ficar de fora da nossa lista, não é mesmo? Scooby-Doo já é um velho conhecido no mundo do mistérios e desmascarar monstros e nesse filme Scooby, Salsicha, Daphne, Velma e Fred investigam uma ilha assombrada por fantasmas mas logo descobrem zumbis e mais criaturas que podem ser a primeira experiência sobrenatural da turma.


James e o Pêssego Gigante (1996)


          E chegamos ao fim de nossa lista e adivinhem o último filme? Sim, mais um filme de stop motion dirigido por Henry Selick mas com um diferencial: ele é um misto de stop motion com live action. James e o Pêssego Gigante é o filme mais bizarro da nossa lista e que pode causar desconforto e estranheza nas crianças mas se torna uma ótima experiência e extremamente satisfatório. 

          O filme acompanha o órfão James que é maltratado por suas tias mas tudo muda quando encontra um pêssego gigante com insetos falantes e me lembro exatamente da sensação de ver esse filme pela primeira vez, estava na vizinha e ele começou a passar na televisão e me apaixonei pela estranheza e bizarrice visual do filme e sim, fui uma criança estranha (o que explica muita coisa olhando em retrocesso).

 


          Essas foram as indicações de filmes de terror para assistir com crianças e, me digam, vocês gostariam de mais conteúdo voltado ao público infantil? Aceito dicas e sugestões.


Gostaram das indicações? Conheciam todos?

Desejam mais conteúdo de terror? Aliás, me indiquem obras de terror!

Que filme faltou na lista? Deixe sua opinião nos comentários.

 


Até a próxima!

 

See you soon!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog